Faculdade SOBRESP

O Futuro espera por você! Inscreva-se para o Vestibular de Inverno SOBRESP 2024.2

O Voo da Inovação: Como os Drones Agrícolas estão revolucionando a Agronomia.

No diversificado campo da agronomia, a inovação tecnológica tem sido um pilar central para o avanço e a sustentabilidade da produção agrícola. Entre as inovações mais importantes dos últimos tempos, os drones agrícolas surgem como protagonistas de uma revolução verde. Estas máquinas voadoras, também chamados de Aeronave Remotamente Pilotada (ARP), não são apenas uma evolução dos seus predecessores menores; elas representam um grande salto na forma como compreendemos e interagimos com o cultivo da terra.

Vamos explorar como esses drones estão mudando o jogo, especialmente focando nas vantagens de sua utilização na pulverização de produtos agrícolas.

Mapeamento e Monitoramento:

Os drones agrícolas permitem o mapeamento e monitoramento de grandes áreas agrícolas com uma precisão antes inalcançável. Esta capacidade é crucial para uma gestão eficaz, identificando necessidades específicas do terreno e permitindo intervenções precisas.

Pulverização Eficiente:

Um dos principais benefícios dos drones é a possibilidade da pulverização ou distribuição de insumos agrícolas nas mais diversas lavouras, com elevada eficiência operacional e grande precisão de distribuição, o dispositivo permite a maximização dos recursos, redução de desperdícios e a diminuição do impacto sobre o meio ambiente.

Mas lembra-se, para fazer uso dessa tecnologia é necessário contar com um corpo técnico capacitado e seguir as normas estabelecidas pela Portaria nº 298 do (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento).

Na pulverização, os drones agrícolas oferecem várias vantagens claras:

  • Redução da Mão de Obra: Diminuem significativamente a necessidade de trabalho manual, tornando o processo mais eficiente e menos dispendioso.
  • Precisão na Aplicação: Garantem que fertilizantes e pesticidas sejam aplicados com precisão, evitando desperdícios e exposição desnecessária.
  • Acesso a Terrenos Difíceis: Podem facilmente alcançar áreas íngremes ou fechadas, onde veículos terrestres não conseguem chegar.
  • Custo-Benefício: Embora representem um investimento inicial, a longo prazo oferecem uma relação custo-benefício favorável devido à redução de custos operacionais e aumento da eficiência.
  • Menor Compactação do Solo e Danos às Plantas: Como operam voando, eliminam o problema da compactação do solo causada por veículos terrestres e reduzem o dano físico às culturas.

Plantio e Irrigação:

Além da pulverização, os drones também estão sendo utilizados para plantio e irrigação, oferecendo métodos inovadores que promovem eficiência e sustentabilidade.

Coleta de Dados para Agricultura de Precisão:

A coleta e análise de dados realizada por esses drones facilitam uma agricultura de precisão mais informada, permitindo ajustes em tempo real para maximizar a produção.

Vale destacar também que é proibido a aplicação de defensivos, adjuvantes, fertilizantes, inoculantes, corretivos e sementes em áreas a menos de 20 metros de agrupamentos de animais, mananciais de captação de água para abastecimento de população, reservas legais e áreas de preservação permanente.

Os drones agrícolas estão liderando uma revolução na agronomia, oferecendo soluções práticas que aumentam a eficiência, reduzem custos e promovem práticas mais sustentáveis. Com sua capacidade de mapeamento preciso, pulverização eficiente, e contribuição para a agricultura de precisão, estes drones estão definindo o futuro da produção agrícola. A implementação dessas tecnologias representa não apenas um avanço na eficácia das práticas agrícolas, mas também um passo importante em direção à sustentabilidade ambiental e à otimização dos recursos.