Faculdade SOBRESP

O Futuro espera por você! Inscreva-se para o Vestibular de Inverno SOBRESP 2024.2

Grupos começam a realizar eventos em alusão ao Maio Vermelho, mês de conscientização ao câncer bucal

Equipes da Secretaria de Saúde intensificam ações contra o tabagismo e promovem iniciativas

O projeto Odontologia/Tabagismo, em parceria com o Programa de Tabagismo, recebeu seu segundo grupo de pessoas afetadas pelo cigarro. A atividade ocorreu nesta terça-feira (11), na unidade da Unopar, localizada na Avenida Presidente Vargas, e contou com palestra, exame oral e distribuição de medicamentos e de materiais de higiene bucal. 

Segundo Selena Dutra, responsável pela iniciativa, os grupos contam com 25 pessoas que se reúnem quinzenalmente. Ao final do encontro, são agendadas consultas odontológicas individuais, que ocorrem durante três meses.  

“A gente faz tudo que o SUS oferece, todo o tratamento odontológico. Realizamos limpeza, restauração, profilaxia, tratamento de canal, ou seja, todos os serviços que o paciente precisa”, explica Selena, ao falar sobre como ocorrem os acompanhamentos. 

Para que os pacientes tenham acesso a esses serviços, precisam ser avaliados por médicos das Unidades Básicas de Saúde (UBS) locais antes de ingressar nos grupos de apoio. 

A ação foi promovida pela UBS José Erasmo Crossetti e ocorreu como um pré-evento ao Maio Vermelho, mês do combate ao câncer bucal. A doença pode ser causada por deficiências imunológicas, etilismo, bebidas com alta temperatura, uso crônico de álcool e cigarro, associados e, claro, ao tabagismo. 

O projeto Odontologia/Tabagismo, iniciado em setembro de 2022, também conta com a participação de duas acadêmicas da Faculdade de Ciências da Saúde Sobresp, Beatriz Matte e Jaqueline Junges. Na primeira etapa, que ocorreu ano passado, 78 pacientes foram tratados por meio da iniciativa. Destes, 10 apresentaram lesões mais graves e precisaram ser encaminhados para profissionais especializados na área, que removeram as lesões. 

Para o paciente José Abílio, 54 anos, o projeto representa uma virada de chave.

“Eu fumo desde os 18 anos e é a primeira vez que consigo ficar sem fumar, tudo graças ao projeto. Está sendo surpreendente”, reforçou o paciente, que está no grupo há cerca de dois meses e não pretende voltar a fumar. 

Segundo a Coordenadora do Programa de Tabagismo, Evanir Parcianello, a luta contra a doença já ocorre há mais de 18 anos no Município. Porém, nos últimos meses, nutricionistas, farmacêuticas e dentistas começaram a auxiliar no projeto. 

“Vamos ampliando as iniciativas e não tratamos o tabagismo isoladamente. As pessoas têm de entender que fumar não é bom para elas, causa doenças”, explica Evanir.  

Programação

Durante o próximo mês, Santa Maria terá atividades alusivas ao Maio Vermelho. No dia 4, abrindo a agenda, os alunos da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), da Universidade Franciscana (UFN) e da Sobresp participarão de um evento sobre o câncer bucal. Nos dias 17 e 27, haverá a Campanha Populacional de Rastreamento de Câncer Bucal. A iniciativa se dará durante o Viva Santa Maria, evento que vai celebrar o aniversário do Município, e durante o projeto Sorria Santa Maria, respectivamente. Mais atividades serão comunicadas em breve.

Mais informações sobre o Projeto Odontologia/ Tabagismo e o Programa de Tabagismo, devem ser consultadas de maneira presencial na secretaria da UBS José Erasmo Crossetti (Rua Floriano Peixoto, 1.752, Bairro Centro).

Texto: Bruno Bandeira Vargas
Fotos: Ariéli Ziegler (Mtb: 18.114)
Secretaria de Comunicação
Prefeitura de Santa Maria