Estudantes de Psicologia da Faculdade SOBRESP, participam de projeto acolhedor no Lar das Vovozinhas e promovem campanha de doação de livros infantis

A vida que escolhemos e planejamos, algumas vezes pode não sair da maneira como queremos.
Mesmo depois de termos criado e educado nossos filhos, as necessidades, atenção e condições de cada pessoa são diferentes daquilo que objetivamos ou desejamos. Quando aqueles que são mais próximos de nós, por algum motivo não conseguem, não podem ou simplesmente não querem dar apoio e assistência a seus familiares, essas pessoas buscam outra alternativa ou tipo de suporte para atender a seus entes. O Lar das Vovozinhas é um desses lugares em Santa maria.

lar2

Pensando em apoiar e suprir algumas necessidades das pessoas que são acolhidas pelo lar, a Professora do Curso de Psicologia da Faculdade Sobresp, Elizabeth Coelho, juntamente com seus alunos, montou um projeto com o objetivo de acolher e levar mais carinho para as vovós que moram e vivem por lá. Os acadêmicos da Psicologia se interessaram pela proposta e realizaram no dia 15 de outubro a primeira visita orientada, conhecendo as instalações e como se dá o processo de acolhimento na instituição, além de levarem muita atenção, carinho e amor para as idosas. Segundo a professora Elizabeth, existe uma troca muito importante entre quem visita o lar e suas moradoras, além dos alunos proporcionarem momentos felizes às vovós, elas trocam ideias, informações e muitas experiências de vida com os participantes do projeto, sendo uma troca recíproca de cainho e atenção.

lar3

O projeto, além de proporcionar benefícios importantes para as moradoras do lar, é um importante processo de construção social para os alunos do curso, que desenvolvem habilidades inerentes a sua formação, como atenção, reciprocidade, empatia, além de absorverem com esse contato, informações e novas experiências.
O segunda encontro realizado no Lar ocorreu dia 29 de outubro. Neste encontro, os alunos reuniram todas as vovós no auditório do Lar das Vovozinhas, propondo maior integração e interação para as participantes, o momento foi marcado pela descontração, todas as moradoras do lar foram convidadas para ouvir música e realizarem diversas brincadeiras. Atualmente, 200 idosas moram e vivem na instituição, histórias e novas experiências estão sempre presentes nos encontros Se você tem interesse e gosta de participar e apoiar atividades sociais, o Curso de Psicologia da Faculdade SOBRESP, oferece esse e outros projetos sociais, fundamentais para a melhoria e transformação dos indivíduos no âmbito social.

E as ações de extensão do curso não param por aí.

Os acadêmicos da Graduação em Psicologia também realizaram uma campanha de doação de livos infantis, os 225 exemplares arrecados, foram doados para crianças carentes da comunidade santa-mariense os estudantes realizaram a campanha em alusão ao dia da criança. O projeto de arrecadação de livros infantis começou a partir do mesmo projeto do Lar das Vovozinhas, mas com público diferente, crianças carentes da Vila Noal. Segundo a Professora Elizabeth Coelho, o projeto de acolhimento e visitação as idosas e as crianças, possui caracter social, mas também visa uma formação mais humana para os alunos do curso de psicologia da Faculdade SOBRESP.