Faculdade SOBRESP

curso de direito
curso de direito

Mercado de Trabalho 


O mercado de trabalho na área de Direito é amplo e diversificado, oferecendo diversas oportunidades para os profissionais formados em Direito. Os advogados podem atuar em escritórios de advocacia, empresas públicas e privadas, organizações não-governamentais, órgãos governamentais, entre outros.

A área jurídica é fundamental para a sociedade, pois abrange questões que envolvem a defesa dos direitos individuais e coletivos, a resolução de conflitos e a promoção da justiça. Os profissionais que escolhem seguir carreira no Direito têm a oportunidade de contribuir para a construção de uma sociedade mais justa e igualitária.

Além disso, o mercado de trabalho na área de Direito oferece boas remunerações e oportunidades de crescimento profissional. Os advogados podem especializar-se em diferentes áreas, como Direito Penal, Civil, Trabalhista, Constitucional, Ambiental, entre outras, ampliando ainda mais as possibilidades de atuação na área.

Portanto, para quem deseja seguir carreira na área jurídica, é importante estar atualizado com as demandas do mercado e buscar aperfeiçoamento constante por meio de cursos, especializações e participação em eventos na área. A Faculdade Sobresp oferece uma formação sólida e atualizada para seus alunos, preparando-os para enfrentar os desafios do mercado de trabalho na área de Direito.

Sobre o Curso


O Curso de Graduação em Direito oferecido pela SOBRESP tem por objetivo intrínseco de colaborar nas questões sociais e assim capacitar o futuro operador do direito para o mercado de trabalho que pretende se inserir nesta ampla área das Ciências Sociais Aplicadas.

Atender a formação jurídica plena e adequada ao contexto econômico-social da região, especialmente, considerando as oportunidades de trabalho aos egressos, e, fundamentalmente, contribuir e possibilitar sua ascensão social para atuar com ética e responsabilidade social com vistas à construção de uma sociedade inclusiva, solidária e justa a partir de ações pautadas em valores éticos e legais.

Este é o nosso propósito, atender a uma demanda que, também, se faz presente na região, porque, conforme se verifica, há a necessidade de se voltar para solução dos conflitos, mediante, conciliação e mediação, com o intuito de dar celeridade às atividades do Poder Judiciário.

Destarte, desenvolver perfil profissional com competência para organizar, expressar e comunicar o pensamento, utilizar o raciocínio lógico e produzir análises críticas, compreender processos, tomar decisões e solucionar problemas no âmbito da área de atuação de forma harmônica e em equipes multidisciplinares.

Também, competências para atuar de forma responsável em relação ao meio ambiente, observar, interpretar e analisar dados e informações, utilizar procedimentos de metodologia científica, utilizar recursos de informática e outros recursos tecnológicos no exercício da profissão e ser um agente propulsor do desenvolvimento político-cultural, centrado nos princípios de liberdade, de equidade e de justiça social, pautado pela defesa dos Direitos Humanos e da vida em qualquer espécie.

Áreas de Atuação

  • Direito Civil – regula as relações jurídicas entre particulares, como contratos, direitos autorais, propriedade e responsabilidade civil.
  • Direito Penal – trata das questões relacionadas a crimes e punições, incluindo homicídio, roubo, tráfico de drogas e outros crimes.
  • Direito Trabalhista – rege as relações entre empregadores e empregados, incluindo questões como salários, demissão, jornada de trabalho, férias e benefícios.
  • Direito Constitucional – abrange as normas que regulam a organização e funcionamento do Estado, incluindo a estrutura do governo e os direitos fundamentais dos cidadãos.
  • Direito Tributário – disciplina a arrecadação, fiscalização e cobrança de impostos, taxas e contribuições.
  • Direito Ambiental – trata das questões relacionadas ao meio ambiente e à sustentabilidade, incluindo poluição, conservação da biodiversidade e uso de recursos naturais.
  • Direito Internacional – lida com as relações entre os Estados, incluindo a regulamentação do comércio internacional, acordos de cooperação e tratados internacionais.
  • Direito do Consumidor – regula as relações entre consumidores e fornecedores, incluindo publicidade enganosa, contratos de compra e venda e garantias de produtos e serviços.
  • Direito da Família – abrange questões relacionadas ao casamento, divórcio, guarda dos filhos, pensão alimentícia e adoção.
  • Direito Empresarial – disciplina as relações entre empresas, incluindo a constituição, fusão, aquisição e dissolução de empresas, bem como questões de propriedade intelectual e contratos comerciais.

Coordenador: Profª. Drª. Helena Beatriz de Moura Belle
Currículo Lattes

Doutora em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC Goiás), linha de pesquisa: Gestão, Políticas e Legislação Educacional. Mestre em Engenharia de Produção com Ênfase em Gestão de Negócios pela Universidade Federal de Santa Catarina. Especialista em: Análise e Auditoria Contábil pela PUC Goiás; Direito Empresarial e Advocacia Empresarial pela Universidade Anhanguera; Direito Educacional pelo Centro Universitário Claretiano; Direito Processual pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Graduada em Direito e em Ciências Contábeis pela PUC Goiás. Professora na PUC Goiás e no Instituto de Pós-graduação e Graduação (Ipog), modalidade presencial e EaD. Coordena grupo de pesquisa na Escola de Direito, Negócios e Comunicação na PUC Goiás, Grupo de Estudos em Direito Empresarial (GEDE), linhas de pesquisas Empresa e atuação empresarial e Institutos de Recuperação e de Falência. Coordenadora do Curso de Direito da Faculdade do Sudeste Goiano (FASUG); membro presidente dos colegiados e núcleos do Curso e institucionais. Coordenadora e professora em cursos de pós-graduação. Atuou na condição de professora titular e coordenadora do Curso de Graduação em Direito pela Faculdade Evangélica de Goianésia (FACEG), mantida pela Associação Educativa Evangélica (AEE), presidente de Núcleo Docente Estruturante (NDE); Membro do Conselho Acadêmico Superior (CAS); Membro presidente para elaboração e atualização de Projeto Pedagógico do Curso de Graduação em Direito, Regimento Geral de IES, Plano de Desenvolvimento Institucional de IES, outros instrumentos, tais como Regulamentos de: Trabalho de Curso; Núcleo de Prática Jurídica; Atividades Complementares; Estágio não Obrigatório; Atividades Interdisciplinares. Membro de Conselho Editorial. Membro de comissão avaliadora de cursos pelo Conselho Estadual de Educação (CEE), Secretaria de Educação, Estado de Goiás; Membro no Banco Nacional de Avaliadores do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes) – Banco de Avaliadores do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (BASis). Consultora Ad Hoc em diversos programas de pesquisa para concessão de bolsas e auxílios; Avaliadora Ad hoc e coordenadora em Congressos Nacionais e Internacionais do Conselho Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Direito (Conpedi). Coordenou Pós-graduação Lato Sensu (CPGLS) na PUC Goiás, de 2011 até 2014, assessorou a CPGLS de 2007 até 2011. Atuou nas áreas de administração e controle patrimonial em órgãos públicos no Estado de Goiás e Tocantins – Secretaria de Estado da Fazenda, Secretaria de Estado da Educação, Secretaria de Estado da Saúde; atua em gestão acadêmico-pedagógica, professora e coordenadora de instituição educacional de ensino superior, notadamente com atuação nas seguintes temáticas: políticas educacionais e processo decisório, reestruturação de cursos e sua gestão, organização, e controle; presidiu organização social – Instituto Brasil Central de Educação e Saúde (IBCES).