Faculdade SOBRESP

O Futuro espera por você! Inscreva-se para o Vestibular de Inverno SOBRESP 2024.2
curso Infiltração Resinosa
curso Infiltração Resinosa

Tipo de curso: Curso de imersão


Público Alvo:
Curso destinado a profissionais graduados e acadêmicos de Odontologia

Início curso: 10 de Maio de 2024

Horário da aula: das 09 horas às 17 horas

Carga Horária: 08 horas

Inscrição: R$200,00

Objetivos do Curso:

O curso de Odontologia de Mínima Intervenção com foco na infiltração resinosa é uma abordagem contemporânea que busca tratar lesões de cárie e melhorar a estética dental com o mínimo de intervenção possível. Nesse curso, os profissionais aprendem técnicas e conceitos que visam preservar a estrutura dentária natural e minimizar a necessidade de procedimentos invasivos, como perfurações ou remoção excessiva de tecido dental.

A infiltração resinosa é uma técnica que envolve a aplicação de resinas de baixa viscosidade em lesões incipientes de cárie, preenchendo microfissuras e porosidades no esmalte dental. Isso ajuda a interromper o avanço da cárie e restaurar a integridade da estrutura dentária sem a necessidade de brocas ou anestesia, preservando a maior quantidade possível de tecido dental sadio.

Esse curso é especialmente relevante para profissionais que buscam atualizar suas habilidades e adotar abordagens mais conservadoras e menos invasivas no tratamento de cárie e na busca pela estética dental. Ao aprender e dominar as técnicas de infiltração resinosa, os profissionais podem oferecer aos pacientes uma alternativa mais confortável, rápida e esteticamente agradável para o tratamento das lesões de cárie.

Coordenador:

Prof. Dr. Laurindo Borelli Neto
Prof. Dr. LAURINDO BORELLI NETO

Doutor em Ciências - Anatomia - USP

Confira as disciplinas

  • Conceitos e pilares de Odontologia de Mínima Intervenção;
  • Infiltração Resinosa em cárie incipiente interproximal e cárie ao redor de brackets, durante ou após o tratamento ortodôntico;
  • Diagnóstico diferencial dos diferentes tipos de defeitos de formação de esmalte, os quais levam ao aparecimento de “manchas brancas dentais”, tais como Hipoplasias por trauma e hipomineralizações (Fluorose e HMI);
  • Diagnóstico de profundidade e extensão dos diferentes tipos de defeitos de esmalte;
  • Diferentes protocolos clínicos de acordo com o tipo de defeito de esmalte, quer sejam no controle do processo e evolução de cárie incipiente, bem como nos diferentes tipos de defeitos de formação do esmalte, por meio da infiltração Resinosa com ICON (DMG).

Quer realizar o Curso de Infiltração Resinosa na SOBRESP?