Faculdade SOBRESP

O Futuro espera por você! Inscreva-se para o Vestibular de Inverno SOBRESP 2024.2
curso agronomia SOBRESP
curso agronomia SOBRESP

Sobre o Curso


O Curso de Bacharelado em Agronomia tem como missão essencial, integrar o homem à terra, através de seus conhecimentos básicos e aplicados, que envolve os animais e vegetais, com enfoque em interesses socioculturais de caráter inovador, respeitando as comunidades rurais e urbanas, entendendo todos os nichos da natureza, seus eventos e suas interrelações, para que a interferência, mesmo que inevitável, seja o menos prejudicial a todos os seres vivos e principalmente ao homem, obtendo assim resultados e informações valiosas e cada vez mais proveitosas, no âmbito da auto sustentabilidade, preservando o meio ambiente, com vistas à exploração econômica racional, vocacionado e voltado para as demandas regionais que, apesar do grande desenvolvimento, num contexto global no estado do RS, ainda se encontra em ampla expansão socioeconômica.

Diferencial de Mercado: 


O Curso de Graduação em Agronomia estabelece suas ações pedagógicas com base no desenvolvimento de condutas e de atitudes com responsabilidade técnica e social, tendo como princípios:

  • o respeito à fauna e à flora;
  • a conservação e recuperação da qualidade do solo, do ar e da água;
  • o uso tecnológico racional, integrado e sustentável do ambiente;
  • o emprego de raciocínio reflexivo, crítico e criativo; e
  • o atendimento às expectativas humanas e sociais no exercício das atividades profissionais.

A partir do desenvolvimento prático das disciplinas, desde o primeiro semestre, será possível o discente ter contato direto com os modelos de produção agrícola e suas derivações.

Para sua completa formação, contará ainda com uma infraestrutura de laboratórios multidisciplinares, campo para práticas, bibliotecas físicas, Ambiente Virtual de Aprendizagem – AVA e acesso tecnológico a fim de apoiar o completo desenvolvimento do conhecimento.

Como perspectiva de formação, essa gama pedagógica e estrutural fornecida, permitirá ao profissional a atuação crítica e criativa na identificação e resolução de problemas, considerando seus aspectos políticos, econômicos, sociais, ambientais e culturais, com visão ética e humanística, em atendimento às demandas da sociedade.

Busca, ainda, assegurar a formação de profissionais aptos a compreender e traduzir as necessidades de indivíduos, grupos sociais e comunidade, com relação aos problemas tecnológicos, socioeconômicos, gerenciais e organizativos, bem como a utilizar racionalmente os recursos disponíveis, além de conservar o equilíbrio do ambiente, cuidado e atenção.

Áreas de Atuação

Segundo o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada – IPEA, a estimativa de crescimento do valor adicionado (VA) do setor agropecuário de 2021 foi de 1,2%. Para 2022, o IPEA elevou a previsão de crescimento do VA do setor agropecuário para 3,4%. Os principais fatores determinantes dessa perspectiva positiva para o ano que vem são: as expectativas de crescimento em culturas importantes como soja e milho – com base nos prognósticos iniciais da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab); de recuperação do crescimento da produção de bovinos, após dois anos consecutivos de queda; e por nova alta estimada para a produção de suínos.

Tornando o profissional de Agronomia, um importante veículo para a gestão dos projetos e processos advindos das atividades rurais.

Nessa perspectiva de crescimento agropecuário, que o Curso de Bacharelado em Agronomia qualifica seus discentes, no intuito de trabalhar o desenvolvimento em diferentes áreas, já que a estrutura fundiária do estado do Rio Grande do Sul, se diferencia de acordo com a região, alternando predomínio de grandes e médias propriedades com médias e pequenas unidades de produção.

Coordenador do Curso

Edilson Máximo da Silva Junior (Currículo Lattes)

E-mail: coord.agronomia@sobresp.edu.br 

Graduado em Engenharia Agronômica pela Universidade Federal Rural da Amazônia – UFRA/PA (2006). Mestre em Agroecologia pela Universidade Estadual do Maranhão UEMA/MA (2009). Doutor em Extensão Rural no Programa de Pós-Graduação em Extensão Rural – PPGExR da Universidade Federal de Santa Maria – UFSM/RS (2015-2019).

Coordenou o Programa de Germoplasma Florestal da Eletrobras/Eletronorte (2009-2015), Professor da Faculdade de Teologia, Filosofia e Ciências Humanas Gamaliel (2010-2015). Professor das disciplinas de Gestão do Agronegócio; Associativismo; Elaboração e avaliação de projetos; Mudança organizacional, assim como Gestão Ambiental e responsabilidade social, nos cursos de graduação em Administração, Ciências Contábeis e Coordenador do Curso de Especialização em Agronegócios da Faculdade Metodista Centenário de Santa Maria/RS (2018-2021). Professor visitante da Rede Municipal de Educação de Santa Maria – RS. Atuou como Analista de Projetos Ambientais no Núcleo de Gestão Integrada (NGI) Carajás/PA do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade – ICMBio (2021-2022). Atualmente é professor substituto da Universidade Federal da Fronteira Sul – UFFS Campus Laranjeiras do Sul – PR, nos cursos de Engenharia Agronômica, Ciências Sociais e Ciências Econômicas.

Veja a Matriz Curricular do curso:

FORMAS DE INGRESSOS

VESTIBULAR

VESTIBULAR

ENEM

ENEM

TRANSFERÊNCIA

TRANSFERÊNCIA

Portador de Diploma de Ensino Superior

Portador de Diploma de Ensino Superior

Quer cursar Agronomia na SOBRESP?