Faculdade SOBRESP

O Futuro espera por você! Inscreva-se para o Vestibular de Inverno SOBRESP 2024.2
curso enfermagemSOBRESP
curso enfermagem SOBRESP

Sobre o Curso


O curso de Enfermagem da Faculdade SOBRESP forma enfermeiros generalistas, críticos-reflexivos pautados na perspectiva humanística. O profissional graduado na SOBRESP é qualificado com habilidades e competências para o exercício da enfermagem. Exercício este baseado no rigor científico e em princípios éticos, filosóficos, sociais e políticos. São interdisciplinarmente qualificados para conhecer e intervir no processo saúde/doença do ser humano, de famílias, de grupos e da sociedade, bem como, identificar seus determinantes nos diversos ciclos de vida. São habilitados para o desenvolvimento de ações de promoção, prevenção e reabilitação tanto no âmbito individual como coletivo, de forma integrada as instâncias do sistema de saúde. Os profissionais são aptos a exercer a profissão com senso de responsabilidade social, comprometimento e cidadania visando a promoção integral da saúde do ser humano.

Mercado de Trabalho: 


A Graduação em Enfermagem da Faculdade SOBRESP tem linha sua de formação voltada para o ensino técnico-cientifico, o que confere a qualidade ao exercício profissional para atuação do enfermeiro nos mais diversificados cenários de cuidados, de gestão, de ensino-pesquisa e de educação. Para tanto, tal formação pela SOBRESP envolve a compreensão das políticas de saúde de acordo com o contexto das políticas sociais e dos perfis epidemiológicos das populações. Assim, o profissional enfermeiro formado por essa instituição de ensino reconhece a saúde como direito da população a qual deve ser prestada de modo humanizado e com condições dignas de vida. Outro diferencial refere-se ao seu processo de formação, pois já no primeiro semestre letivo do curso o graduando tem contato com atividades práticas tanto na comunidade como no próprio ambiente acadêmico vivendo situações que o aproximam da realidade profissional e, que promovem o desenvolvimento de habilidades, competências, atitudes e saber técnico-científico sobre o exercício da enfermagem.

Áreas de Atuação


O profissional egresso do curso de graduação do Curso de Enfermagem da SOBRESP estará apto para atuar na assistência à saúde, na educação, na gestão e na pesquisa pautados nos princípios de Sistema Único de Saúde (SUS). Poderá atuar na iniciativa privada ou em organizações públicas. Inclusive poderá atuar no âmbito empresarial, ou ainda, de forma autônoma. Em geral, o enfermeiro atua como o profissional responsável pela coordenação das equipes de saúde e da enfermagem.

Portanto, de modo mais específico, a atuação do profissional compreende diversos cenários entre estes:

  • Ensino, pesquisa e extensão em enfermagem;
  • Atenção primária a saúde por meio das Unidades básicas de saúde (UBS) e Estratégias de saúde da família (ESFs) serviços em que o enfermeiro realiza acolhimento dos usuários, consultas de enfermagem, visitas domiciliares, grupos de educação e procedimentos de enfermagem em atenção básica;
  • Centros de atenção psicossocial (CAPS) destinado a adultos, adolescentes e infância prestando assistência a pacientes com transtornos mentais por meio de grupos, oficinas, atividades comunitárias, atendimento a familiares, entre outras atividades.
    Sistema prisional;
  • Atenção hospitalar em unidades de internação, críticas, semicríticas, de emergência, hemato-oncológico, renal, ambulatórios, setores administrativos entre outros setores;
  • Setores de exames diagnósticos e de imagem;
  • Consultórios;
  • Unidades de pronto-atendimento 24hs (UPA) incluído o móvel (SAMU);
    Assessoria e consultorias;
  • Políticas de saúde e de educação entre outras;
    Setores de vigilância e em secretarias de saúde;
  • Atuação em entidades de classe;
    Policlínicas, home care;
  • Escolas, creches;
    Instituições de ensino;
  • Empresas, industrias;
  • Forças armadas (marinha, exército, aeronáutica);
  • Entre outros

Coordenador do Curso

Coordenador: Prof. Dra. Mauren Pimentel Lima

E-mail: coord.enfremagem@sobresp.edu.br

Doutoranda em Trabalho e Gestão em Enfermagem e Saúde pelo Programa de Pós-graduação em Enfermagem da Universidade Federal de Santa Maria (PPGEnf/UFSM). Possui graduação em enfermagem bacharelado pela Universidade Franciscana – UFN (2008), Especialista em Gestão da Organização Pública em Saúde pela Universidade Federal de Santa Maria – UAB (2019). Mestre em Estrutura, Organização e Pessoas pelo Programa de Pós-graduação em Administração da Universidade Federal de Santa Maria – UFSM (2013). É Professora e Coordenadora do Curso de Enfermagem da Faculdade SOBRESP. Tem experiência docente em instituições de ensino superior público e privado, nos cursos de graduação em enfermagem, administração hospitalar e fisioterapia. Atuou também como docente no ensino técnico profissionalizante nos cursos de enfermagem, administração e segurança no trabalho. Exerceu tutoria em curso de Especialização em Gestão Pública Municipal da Universidade Federal de Santa Maria (2017-2019). Tem formação em terapias integrativas complementares (reiki, barras de acess e auriculoterapia) e, como instrutora em Hatha yoga. Na área da pesquisa, desenvolve trabalhos com temas envolvendo a saúde do trabalhador e comportamento organizacional voltados para ansiedade, bem-estar, estresse, resiliência, mindfulness, carga mental de trabalho entre outros.

Corpo Docente

Veja a Matriz Curricular do curso:

FORMAS DE INGRESSO

VESTIBULAR

VESTIBULAR

ENEM

ENEM

TRANSFERÊNCIA

TRANSFERÊNCIA

Portador de Diploma de Ensino Superior

Portador de Diploma de Ensino Superior

Quer cursar Enfermagem na SOBRESP?